8.4.12

HOMENAGENS A SEVERINO SOUTO


Severino Souto de Siqueira foi o primeiro prefeito eleito de Tuparetama, sucedendo a João Tunu da Costa o primeiro prefeito, nomeado. 

Figura ímpar na política e na comunidade de Tuparetama sempre foi lembrado pelo seu carisma, pelo seu espírito festeiro e empreendedor e pelo seu jeito particular de administrar, ou seja, colocando literalmente "a mão na massa",  chegando a trabalhar junto aos lixeiros, pedreiros e serventes nas obras iniciais da cidade como o calçamento, a limpeza pública e a arborização. Morreu vítima de Mal de Alzheimer. 

Ao lado dos irmãos Oton Leite e Abílio Leite e do  jovem idealista Pedro Tunu formou o QUARTETO responsável pela mobilização e articulação política que resultou na criação do município de Tuparetama, em 11 de abril de 1962. Em 1984 foi homenageado pelo então prefeito Pedro Torres Tunu com a denominação do Hospital Municipal.


VERSOS DE JOSEMAR RABÊLO 
em homenagem a SEVERINO SOUTO: 


Antes, Vila Bom Jesus, hoje uma bela cidade,
Graças à sagacidade d’um homem de brilho e luz
Hoje devemos dar Jus a quem iniciou o processo
Em prosa, em rima e verso, por tudo que realizou
Severino iniciou uma história de sucesso

Por tudo que realizou, seu trabalho dedicado
Um homem obstinado, exemplo de trabalhador
Um grande predecessor do progresso atual
Severino o principal ícone de honradez
Por tudo que ele fez merece ser imortal

Uma grande companheira: Zefinha Helena querida
Que foi exemplo de vida para uma nação inteira
Sempre esteve na “Esteira”, sempre teve envolvimento
Sempre trazendo um alento ao mais necessitado
Por isso muito obrigado aos dois no firmamento

Lá no céu se tem cidade, Deus que é bom e é perfeito
Severino é o prefeito devido à honestidade
Com as contas da cidade, com o movimento diário
Não importa o calendário, seja na hora precisa
Tinha sempre na camisa as contas do seu Erário

Na sua grande missão, para administrar
Sempre estava a trabalhar na hora da precisão,
De pedreiro, artesão, de fiscal ou de servente,
Não fugia do batente, no campo ou na cidade
Era grande a vontade de defender sua gente

A Cinquentenária cidade deve prestar homenagem
À quem com afinco e coragem foi exemplo de lealdade,
Um defensor da verdade, um homem de honra e glória
Que fique em nossa memória sua história, sua lida
O seu exemplo de vida deve ficar NA HISTÓRIA!!!!



MENSAGEM DE JAQUIELE NÓBREGA:

Neste 11 de abril, quando se comemora o Cinquentenário de Tuparetama, rendemos homenagem singela, porém sincera, àqueles que a edificaram e a todos os que nela nasceram ou que nela vivem. 

Isto posto, salientamos o relevante papel que teve o primeiro prefeito eleito da nossa cidade, SEVERINO SOUTO DE SIQUEIRA, hoje esquecido.  Frisamos que ele dedicou sua vida em prol dos tuparetamenses, falo isso não por fazer parte de sua família (nora), mas como cidadã que sou.  

Já pensei inúmeras vezes em escrever sua história, pela importância do seu exemplo de dedicação a sua terra, exemplo importante para ser resgatado e ensinado às novas gerações.  Sabemos que entre as homenagens do cinquentenário será instalado em praça da cidade um busto do primeiro prefeito nomeado.  Mas não caberia também uma homenagem a SEVERINO SOUTO? Não podemos desmerecer a luta de "Seu Severino" e de outras pessoas que também merecem estar sendo homenageados neste dia 11 de abril. 

Também me pergunto por que não recuperaram o caminhão de "Seu Severino" que tanto serviu a comunidade? Hoje está jogado no lixo, esquecido, corroído pelo tempo... Por que não recuperar essa memória tão edificante e tão simbólica? 

Será que não é de interesse político de alguns relembrar a memória desse homem? Logo ele, que apresentava as três condições básicas que definem a personalidade de um líder: inteligência, capacidade de indignação e generosidade. Preenchia, à saciedade, todas elas, complementando-as com uma firmeza de caráter admirável, uma consistência teórica cheia de brilhantismo e uma serenidade afetuosa que conquistava amizades fortes, isentas de sedução ou maneirismos fúteis.

Severino Souto era um homem verdadeiro, e, por isso mesmo, um verdadeiro HOMEM. Marcou a vida de muita gente, antes de ser acometido por uma doença cruel. Se há algo que lamento, na minha relação com ele, é não tê-lo conhecido mais cedo. Mas tenho orgulho em ter meus filhos como netos desse ilustre tuparetamense.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...